Notícias Económicas

Previsões económicas Suíça

Mensagem do Ministério de Economia Suíço do 5 de Fevereiro de 2015

As previsões económicas 2015 e 2016 do Grupo de Peritos do Governo Federal: Consequências da taxa de câmbio mais alta para a economia

O Grupo de Peritos do Governo Federal decidiu não emitir uma atualização intermediária das previsões económicas antes do próximo regular press release em 19 de março de 2015. No entanto, o Grupo de Peritos reconhece que o abandono do limiar garantido de 1,20 da taxa de câmbio de CHF-EURO, no 15 de janeiro, pelo Banco Nacional da Suíça e a forte valorização subsequente do valor do franco suíço em relação ao euro e outras moedas significa que um dos elementos centrais em que se baseavam as previsões – uma manutenção inalterada da taxa de câmbio – já não é válido.

As mais recentes previsões oficiais que foram publicados em 18 de dezembro de 2014 pressupuseram um crescimento do PIB de 2,1% para 2015 e de 2,4% para 2016, bem como uma ligeira queda no desemprego. No entanto, estas previsões tem sido ultrapassadas pelos mais recentes acontecimentos. Se o franco suíço permanece a um nível significativamente mais elevado durante um período prolongado, o desenvolvimento económico deve ser esperado mais fraco do que se supunha nas previsões anteriores.

[ddownload id=”1040″] Veja o press release oficial completo.


 

Índice de confiança dos consumidores de Janeiro de 2015

swi_consumerconfsurvey