O NOVO NORMAL para o mundo das Startups

2020 para startups

Em 2020 aumentou o número de novas startups. Devido à perda de empregos, mais pessoas lançaram a sua própria empresa. Existem mais fundadores no mercado.

Em 2020 também aumentou o número de fundraising. O dinheiro move-se sempre para grandes oportunidades. A competição entre os investidores de capital de VC aumentou para identificar as melhores startups.

Quando em 2030 olharemos para trás, contaremos com mais projetos de startups milionárias nascidas em 2020 e 2021 do que alguma vez criados antes destes anos. Na última crise, 2008-2009, foram lançadas empresas como WhatsApp, Pinterest, Uber, Airbnb, Slack, Groupon, Square.

Grande destruição conduz a grande criação. Isto parece ser verdade em situações de crise profunda, apesar de todos dos efeitos catastróficos. Por exemplo:

  • Bill Ackman (investidor): “2021 será o melhor ano para abrir uma rede de restaurantes”.
  • Marc Cuban (investidor): “2020 foi exaustivo. Mas o 2021, a era pós-vacina, é o ano de oportunidades. Haverá um forte reforço do e-commerce”.

Ecossistemas de capital de risco e startups estão a desconectar-se cada vez mais de localizações geográficas. Este pode ser o início do fim do Silicon Valley, uma vez que alcançar investidores do mundo inteiro pode agora ser feito a partir de qualquer lugar.

Geralmente, as startups de sucesso são aquelas que proporcionam uma nova experiência ao cliente que combina o “fácil, rápido e conveniente” com sustentabilidade. As startups com um propósito social/um objetivo filantrópico são as mais resilientes porque os fundadores sentem uma missão pessoal que os ajuda a resistir a todas as dificuldades.

Pitching

Dicas para o Pitching

  • Em média, os investidores gastam 2,51min. por pitch. Convém, por isso, que o seu pitch seja extremamente conciso.
  • Nunca diga aos investidores: “O tamanho do mercado para este produto é de X M€, portanto, mesmo que consigamos apenas 1% do mercado, faremos o volume de negócios de Y M€.”
    > Investidores odeiam este tipo de raciocínio, que faz apenas ressaltar o desconhecimento da dificuldade inerente à conquista de 1% do mercado.
  • Conheça bem seus concorrentes. Diga aos investidores o que eles fazem bem e o que você fará melhor.
  • Após o pitch, tente criar uma ligação emocional aos investidores. Só converse sobre os detalhes do seu negócio depois disso. Somos todos seres humanos. Os investidores querem sentir empatia com os fundadores de uma startup em que investem.