NotíciasNotícias dos Associados

Chitra Stern escolhida para integrar na Missão Portugal In

A Estrutura de Missão Portugal In tem como objetivos a “identificação de oportunidades de atração de investimento e estabelecimento de contactos com potenciais investidores que queiram permanecer na UE [União Europeia] após a saída do Reino Unido desta [’Brexit’]”, bem como a “construção de soluções integradas de investimento apelativas para o investidor estrangeiro, num modelo ‘one stop shop’”.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, publicada em Diário da República, a Estrutura de Missão Portugal In “apresenta relatórios de atividades de seis em seis meses e um relatório final no término do seu mandato”, o qual está previsto para “31 de dezembro de 2019”.

O acompanhamento de projetos de investimento estrangeiro vai ser feito pela Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI) e a Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento (RCAEI).

Cabe ainda a esta estrutura apresentar ao Governo “eventuais iniciativas legislativas ou concretos procedimentos administrativos necessários para ultrapassar constrangimentos identificados na implementação de projetos de investimento”.


Roman e Chitra Stern, ambos de nacionalidade suíça, começaram com o seu primeiro projeto hoteleiro em Sagres em 2002 e agora têm crescido os seus Martinhal Family Hotels & Resorts num pequeno grupo de 4 hotéis entre Lisboa e Algarve.

Talvez o fato de que Chitra (de origem singapuriana) é uma investidora estrangeira que entende as culturas asiática e europeia e traz a mentalidade do estrangeiro à mesa, fez com que fosse convidada para se juntar ao ex-Secretário de Estado de Turismo da equipa de Bernardo Trindade Para a missão especial, Portugal IN. Bernardo Trindade irá supervisionar esta missão especial, que reporta diretamente ao gabinete do PM, para atrair empresas que pretendam basear-se no pós-Brexit da EU.

Portugal tem enorme potencial como é a “Califórnia da Europa”, onde o estilo de vida é grande. Está começando a obter atenção internacional não apenas para o turismo, mas também para os negócios. A Web Summit chegou a Lisboa no ano passado, estão a ser montados espaços de co-trabalho em torno da cidade (como o Second Home e o Village Underground) e existem novas empresas digitais e outras que estão crescendo em Lisboa, algumas com a ajuda de grupos de aceleradores .

Ao longo dos últimos 15 anos, como estrangeiros na criação de um negócio em Portugal e fazendo-o crescer, têm enfrentado um governo que está aberto a estrangeiros, ao investimento estrangeiro e as empresas que oferecem emprego. A AICEP (PortugalGlobal) como uma agência de comércio e investimento tem sido fantástica ao longo de todos estes anos. Têm trabalhado em estreita colaboração com essas entidades, bem como com o municipio local etc para realizar os objetivos de negócios.

A opinião pessoal de Citra Stern é que o objetivo va além do Brexit. A missão espera ajudar com esta estratégia de longo prazo, mas com alguma atenção para as empresas que querem se mudar devido ao Brexit. O trabalho vai de mãos dadas com todos os departamentos governamentais existentes, o trabalho da PortugalGlobal, o programa Visa Golden, o esquema NHR etc.

Chitra Stern (LinkedIn)
https://www.linkedin.com/in/chitrastern/

http://www.dnoticias.pt/pais/bernardo-trindade-preside-a-estrutura-de-missao-portugal-in-GD1252392